Saiba mais

O que você deve saber sobre a lipo light

1 – O QUE É A LIPO LIGHT?
LIPO LIGHT é uma técnica médica para tratamento da gordura localizada de pequenas áreas. Esta foi desenvolvida a partir de duas técnicas médicas clássicas e reconhecidas a Hidrolipoclasia ultra-sônica(técnica Italiana) e a lipoplastia(técnica Francesa).

2 – COMO É REALIZADA A LIPO LIGHT?
Inicialmente faz-se a hidrolipoclasia ultra-sônica(HLC-U) que consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na área a ser tratada(gordura), fazendo com que a área fique inchada. As células de gordura(adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume facilitando sua explosão. Esta explosão se consegue através do uso de ultrasom estético sob a pele, pois as ondas ultra-sônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana das células de gordura, com conseqüente explosão. Esta gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Daí usamos micro-cânulas ligadas a uma seringa para aspirar toda gordura que foi desprendida. Outra parte da gordura e da solução injetada serão eliminadas pela urina. Este processo é totalmente indolor. Durante o procedimento o paciente está consciente e pode ouvir música . Depois coloca-se curativo com micropore, não sendo necessário dar pontos para fechar os orifícios que são minúsculos e quase imperceptíveis.

3 – QUAIS AS ÁREAS ONDE PODE SER FEITA A LIPO LIGHT?
Abdome inferior e superior, cintura, região ao redor do umbigo(peri-umbilical), culotes, região infra-glútea, costas, coxas, pernas, braços, embaixo do queixo(submento) e outras áreas localizadas dependendo da necessidade de cada paciente.

4 – COMO SÃO AS CICATRIZES?
Geralmente as cicatrizes são imperceptíveis e dependendo do local da incisão é quase inexistente. Procuramos escolher locais para introduzir as cânulas, onde as cicatrizes ficam disfarçadas ou escondidas. Se a pessoa tiver tendência a formar cicatriz hipertrófica ou quelóide, poderá ser tratada após a cicatrização com resultados satisfatórios.

5 – SENTIREI DOR DURANTE O PROCEDIMENTO?
Nós fazemos uma anestesia local (na pele) e a solução injetada contém anestésico , com isso o paciente não apresenta nenhuma dor durante o procedimento.

6 – TOMAREI ALGUMA MEDICAÇÃO ANTES DO PROCEDIMENTO?
Geralmente o paciente toma um comprimido para evitar infecção(profilaxia) no dia do procedimento, e um comprimido ansiolítico, 30 a 60 minutos antes da HLPA.

7 – PRECISAREI FAZER EXAMES ANTES DA LIPO LIGHT?
Sim. São solicitados exames de sangue pré-operatórios e um ultrasom, na maioria dos casos, quando a área tratada for o abdome. Se o paciente preferir, o exame de sangue poderá ser colhido e enviado ao laboratório.

8 – QUANTOS DIAS FICAREI AFASTADO DO TRABALHO?
Logo após HLPA o paciente pode voltas às suas atividades normais desde que não sejam forçadas. O ideal é retornar ao trabalho no dia seguinte.

9 – QUANDO PODEREI VOLTAR A FAZER EXERCÍCIOS?
Após 3 a 5 dias o paciente pode voltar a fazer exercícios leves, sem carga; e após 2 a 3 semanas retorna ao seu ritmo normal de exercícios.

10 – QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LIPO LIGHT E UMA MICRO-LIPOASPIRAÇÃO?
A diferença é que na LIPO LIGHT a gordura fica mais liquefeita devido ao uso do ultrasom, as cânulas são muito finas e portanto o trauma é muito menor e a recuperação do paciente é mais rápida.

11 – AS PESSOAS QUE NÃO SÃO GORDAS MAS TEM GRANDES ÁREAS DE GORDURA, TAMBÉM PODEM FAZER ESTA TÉCNICA?
Sim, só que seria necessária mais de uma sessão de HLPA para obter o resultado esperado. O melhor para estas pessoas é fazer a lipoaspiração tradicional em centro cirúrgico, tratamento que nossa equipe também realiza. A HLPA foi desenvolvida especificamente para pequenas áreas de gordura localizada, ou seja, aquelas gordurinhas que não saem nem mesmo que a pessoa tenha uma dieta balanceada e faça exercícios vigorosos.

12 – ESTA GORDURA RETIRADA É DESPREZADA?
Pode ser tanto desprezada como reaproveitada para preenchimento de rugas, depressões, aumento de glúteos, panturrilhas, coxas e outras áreas que o cliente pode escolher em conjunto com o cirurgião.

13 – A ÁREA TRATADA FICA MUITO “ROXA”?
Depende de cada paciente. Em nossa experiência, não temos observado hematomas importantes após HLPA, mas caso ocorram, eles desaparecem num período de aproximadamente 7 dias.

14 – POSSO REDUZIR ATÉ QUANTOS CENTÍMETROS DE MEDIDAS COM HLPA?
Isso é individual. Depende da quantidade de gordura localizada e aspirada, e também da área a ser tratada. De um modo geral, os pacientes diminuem aproximadamente 5 a 6 cm em abdome, podendo eliminar até 7 a 8 cm nos culotes.

15 – A LIPO LIGHT EMAGRECE?
A LIPO LIGHT pode servir de estímulo para a paciente que está em uma dieta e deseja emagrecer, mas o ideal é que se perca alguns quilos antes de fazê-la. Em pacientes com peso normal, o médico pode avaliar melhor as áreas de gordura localizada e os resultados são melhores.

16 – A GORDURA RETIRADA PODE VOLTAR?
O aumento de gordura na infância é diferente da adolescência e idade adulta. Na infância, quando a criança engorda aumenta-se o número de células de gordura. Já a partir da adolescência, quando se engorda, as células de gordura não se multiplicam, elas apenas aumentam de volume. Ou seja, as células gordurosas são formadas até adolescência e quando retiradas a partir dessa idade elas não retornam.

17 – POR QUE ALGUMAS PESSOAS QUE ENGORDAM APÓS LIPO LIGHT PARECE QUE A GORDURA VOLTOU?
Na verdade a gordura não voltou. O que acontece é que as poucas células de gordura que devem ficar após a aspiração, podem aumentar de volume se a pessoa engordar muito. Ou pode haver redistribuição da gordura corporal em grandes aumentos de massa gordurosa.

18 – PODEREI FAZER LIPO LIGHT EM REGIÕES FLÁCIDAS?
Para se obter um melhor resultado depende da elasticidade da pele preservada. Nos casos em que há associação de gordura localizada e flacidez, pode-se associar outros procedimentos estéticos à HLPA e, ainda se for necessário pode-se recorrer a uma plástica.

19 – O QUE FAZER APÓS O PROCEDIMENTO?
Após HLPA o paciente deverá:
* Usar cinta modeladora imediatamente após o tratamento por um período de 3 semanas.
* Fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática manual, associado ou não ao ultrasom, sendo 3 sessões por semana, iniciadas após 24 a 48h após HLPA
* Usar analgésicos em caso de dor.
* Retorno ao trabalho no dia seguinte.
* Evitar o Sol sobre a área tratada por aproximadamente 30 dias e usar filtro solar para evitar manchas.

20 – QUAL A VANTAGEM DESTA TÉCNICA SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO CONVENCIONAL?
Vamos citar as 5 principais:
* Menor custo
* Não é necessária internação hospitalar
* Não necessita anestesia geral ou bloqueio peridural
* Não precisa afastar de suas atividades profissionais e/ou sociais
* Trauma local mínimo

21 – QUAL A ÚNICA DESVANTAGEM DESTA TÉCNICA?
A única desvantagem desta técnica é que não é aconselhável, em uma única sessão, retirar grandes quantidades de gordura bem como realizar em regiões múltiplas de uma só vez.

22 – QUEM NÃO PODE SUBMETER-SE A ESTE PROCEDIMENTO?
As únicas pessoas que não podem se submeter a HLPA são mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas descompensadas (como diabetes e hipertensão, por exemplo), anemias importantes ou que sejam alérgicas a anestesia.
Leia mais a respeito em Quem deve e quem não deve fazer.

23 - EXISTE UMA DIETA ESPECÍFICA A SER SEGUIDA?
No dia do procedimento o paciente deverá fazer uma refeição leve. Após o procedimento é indicada ao paciente uma dieta a base de alimentos funcionais com ação diurética, antiinflamatória e cicatrizante.

24 – PRECISO TOMAR MEDICAMENTOS APÓS O PROCEDIMENTO?
Sim. Normalmente é prescrito antiinflamatório ou analgésico em caso de dor.